O que vc pode achar aqui..

Neste Blog você encontra um pouco de cultura, um pouco de Matemática, Física, Notícias, Alertas, Lazer, Fotos.

O problema da falta de Água e a Coca-Cola

É sabido que no mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas, existe o problema da falta de água, sendo isto uma necesidade básica para a sobrevivência de todo ser vivo: ou seja, homens animais e plantas. Mesmo no brasil um país tropical onde temos muitos rios e um mar amplo, existem regiões onde têm seca, levando sofrimento à população, animais e plantas. Se falarmos da parte ocidental da Cordilheira dos Antes o problema é muito mais grave.
Por exemplo: Lima a capital del Peru é alimentada somente por um rio, o rio "rimac=hablador=quem fala muito..." o volume deste rio depende unicamente da chuva nas partes altas da Cordilheira dos Andes, porque na parte costeira do Oceano Pacífico não chove. E se não chove cria graves problemas na capital com mais de 6 milhões de habitantes, principalmente nos setores mais carentes da capital tendo até corte no fornecimento de água para racionamento, por dias... e mesmo com estes contratempos o custo do uso da água potável aumenta praticamente a cada mês. Imagine caro leitor, o problema que isto traz. Este quadro se repete ao longo da costa do pacífico da America Latina. Observe então, que o problema é muito mais grave nas comunidades onde nem sequer existe infra-estrutura para levar água potável.
Mais curiosamente, nunca falta cerveja geladinha... água em garrafa...
Isto significa minimamente que a ÁGUA, direito básico da população, está sendo utilizada pelas empresas transnacionais para fabricar água en garrafa, coca cola, cerveja... para logo vender ao mais alto custo para a mesma populacão. Esta situacão é comun en todas partes do mundo, principalmente onde se tem maior explosão demográfica: China, Índia, Africa e América Latina.
A falta d'água, se deve principalmente pelas mudanças climáticas em todo mundo, mas como já dissemos antes, a ação direta do homen no meio ambiente cria este grave problema, especificamente são as transnacionais que com seu processo industrial contaminam o meio ambiente os rios os mares e o ar, contribuindo claramente para estas mudancas climáticas e a posterior falta de água. Não satisfeito com isto, ainda pegam milhões de litros dos rios e lagos para seu uso e proveito pessoal. É evidente também a cumplicidade dos governos locais.
Existem um informe interessante e importante do jornal TelesurTV , sobre um primeiro confronto entre autoridades locais da cidade Karnataka, Madhya da Índia e a multinacional Coca-cola e Pepsi-cola. As autoridades locais acusam a estas duas empresas de se apropriarem de milhões de litros de água para produzir o refrigerante, numa região que tem carência de água. Além disto existem suspeitas que eles usam substâncias químicas que criam dependência no seu assíduos consumidores. É claro que principalmente para os jovens é mais saudável consumir sucos naturais que qualquer refrigerante. Com o quadro resumido mostrado anteriormente é evidente que temos que concordar e nos sensibilizar com ação justificada das autoridades locais dessas cidades.

Nenhum comentário: