
Um grupo de pesquisadores do reino unido, Japão, suíça Dinamarca e Brasil, todos do projeto Athena do CERN- suiça, informaram que conseguiram realizar uma reação química entre matéria e antimatéria pela primeira vez. a matéria simples formada por hidrogênio e uma molécula de anti-proton (anti-materia) chamada de protonium. Durante o evento de aproximadamente de mili segundos foram formadas aproximadamente um milhão de anti-hidrogênios.
Como se sabe nosso universo esta feita de material usual, Se entende por matéria usual, aquela formada por quarks e elétrons basicamente. Lembrar que os quarks e elétrons constituem os ladrilhos fundamentais de átomos, moléculas, células, seres vivos e de todo o conteúdo do universo.
Também sabemos que, eventualmente a luz (fóton) pode se transformar em elétron (forma de matéria) e anti-elétron ( anti-materia). Vice-versa, a matéria ao colidir com antimatéria se aniquila formando radiação eletromagnética (fóton).
De tal modo que, a vida da anti-materia no laboratório é efêmera, rapidamente ela vai colidir com matéria e sumir, para formar radiação.
Acredita-se que quando se criou o nosso universo no Big-bang se formaram matéria e anti-materia, porem em algum momento após o big bang a anti-materia foi aniquilada por matéria, e por isso hoje em dia somente temos matéria usual em nosso universo (isto nao é tao trivial assim, porém tem uma explicação mais plaussivel ). É claro, nunca se sabe se em algum recanto longe da nossa civilização possa ter anti-materia.