O que vc pode achar aqui..

Neste Blog você encontra um pouco de cultura, um pouco de Matemática, Física, Notícias, Alertas, Lazer, Fotos.

Devemos abandonar a terra, fugir para onde....

Segundo a agencia Reuters, o físico inglês Stephen Hawking afirma que “precisamos colonizar outros planetas de outros sistemas solares, segundo ele cedo ou tarde uma guerra nuclear ou uma colisão de asteróides poderá destruir a nossa terra eliminando a todos nos”, sendo ele um dos grandes físicos teóricos, essa afirmação pareceria ter autoridade ate o ponto de tomar muito em serio, claro dada sua perspicácia intelectual. Porem gostaria comentar algumas coisas em relação a tal afirmação.
Planetas fora do sistema solar, já foram catalogadas, algumas dezenas. Pouco se sabe em relação a sua estrutura sólida, liquida e gasosa. Os planetas giram em torno a uma estrela, assim como a terra gira em torno ao sol (a nossa estrela mais próxima). Vejamos algumas características muito especiais, que posse a terra. Ela tem estabilidade orbital em relação ao sol, ou seja, pelo menos em milhões de anos (tempo muito maior ao tempo de vida de um ser humano) a sua órbita é aproximadamente a mesma, o clima da terra é relativamente estável, tanto temperatura e pressão, e precisamos uma boa quantidade de oxigênio pra respirar. Mudanças da órbita da terra poderia criar câmbios abruptos de temperatura, pressão, a proporção de componentes gasosos etc. Alem do mais a terra tem uma paisagem maravilhosa, de praias, de mar azul, inúmeras plantas e animais.
Achar um planeta com características necessárias para a sobrevivência dos humanos, é uma tarefa extremadamente difícil considerando o nível de capacidade cientifica que “possuímos”. Uma outra possibilidade seria converter algum planeta existente em uma boa opção, mais qual.... Os que conhecemos mais de perto como marte júpiter são extremadamente ofensivos a vida humana em geral aos seres vivos. A maioria tem gases tóxicos, os futuros invasores do espaço teriam que viver numa jaula, talvez olhando um céu no precisamente azul.
Porem a minha critica, não é exatamente neste ponto, porque quem sabe um dia pode-se resolver as inúmeras questiones técnico-cientificas para tornar um planeta habitável aos humanos e eventualmente dos seres vivos em geral (se alguém quer levar seu bichinho de estimação), ou achar uma em ótimas condições.
A questão principal é aceitar que a terra vai acabar mesmo, que a vida vai ser destruída mesmo, já seja pelos asteróides ou pelos humanos, oras eu não quero destruir a terra, ao contrario me oponho ferreamente, e sei que tem muita gente querendo salvar a terra incluída todos os seres vivos.
Alias, se consideramos a possibilidade de que um asteróide colidisse na terra as probabilidades são as mesmas tanto aqui na terra ou em “nosso” futuro hogar-planeta.
Em segundo lugar, quem poderiam ter a capacidade de poder viajar a esses novos mundos, estados unidos, Rússia e a china somente, na verdade hoje em dia, somente estados unidos conseguiu levar três homens a lua (com kilos e kilos de indumentária). Pior ainda, eles não poderiam ficar lá tanto tempo!!, Porque o funcionamento de nosso corpo, tanto física e fisiológica está adequado as condições de pressão e temperatura na superfície da terra!!. Os astronautas que voltaram a terra logo de algums meses de estar fora da terra, voltaram com inumeros problemas de saude, como perda da massa muscular, debilitamento dos ossos, etc etc (informese um pouco melhor aqui, e aqui). Querer ir aos planetas fora do sistema solar é um sono do tipo star trek. Ou seja, caso uma conflagração mundial o resto (nos) não vão poder fugir a não ser se esconder em tocas a alguns kilometros baixo terra. A questão ainda é mais delicada, ao mesmo tempo interessante. Vou perguntar quem estão destruindo a terra paulatinamente....Não é acaso o país industrializado, onde se desenvolve o capitalismo selvagem: estados unidos, Inglaterra, Europa, Japão, china índia...etc. são eles que estão destruindo o habitat dos seres vivos=animais plantas e seres humanos. A cada dia o mar esta subindo de nível, e cada vez mais poluído fazendo cada vez mais impossível à manutenção do fito plâncton base do ciclo da vida dos mares. Então eu desaprovo essa idéia de que tudo esta perdida, e vamos abandonar a terra feito gafanhotos famintos, que logo após de arrasar “plantações inteiras=a terra” vamos fugir a outro e fazer o mesmo..Probablemente.
Então, em vez de criticas aos paises mais industrializados para que de uma vez por todas adotem políticas necessárias e adequadas pra procurar novas fontes de energia com menor impacto ecológico, de diminuir o ritmo de contaminação do ar, de assinar o tratado e Kioto (por exemplo), este senhor esquece tudo isso, e “quer fugir” a outro planeta... Devemos lutar então pela preservação da vida deste hermoso planeta, alias, quem já viu a foto da terra do céu, não tem comparação, com outros planetas, salvemos o planeta azul.

Foto atual da america latina.

Quem quizer se informar sobre as questões interessantes de viagem a outros planetas, as possibilidades de descobrir vida inteligente em algum lugar do universo, as maneras as formas como poderiamos descobrir, a questao do metabolismo humano durante a viagem de milhões de anos..ja foram discutias no extraordinario livro "Universo, vida intelecto", pelo precursor da fisica e astronomia aeroespacial, Shklovski I. S. (editorial Mir, Moscou, 1977).
O fisico norteamericano Carl Sagan, nao teve o prazer de conhecer a éste cosmologo Sovietico, porem eles tiveram correspondencia via carta, ele ficou sabendo da existencia desta obra prima da astrofisica, e resolveram fazer um outro livro denominado "Vida inteligente en el universo" baseado nas discussoes com Shklovski. C Sagan posteriormente feiz outro livro também interessante denominado "Cosmos", Posteriormente ele seria famoso pelo seriado de TV denominado "Cosmos".