Abhay Ashtekar, Victor Taveras, Madhavan Varadarajan estudaram um tipo especifico de buraco negro bi-dimensional, e estudaram o processo de evaporação de Hawking, na formulação da loop quantun gravity. Se pode dizer que a loop quantum gravity é uma teoria rival da teoria de cordas e supercordas, elas tentam formular uma teoria fundamental para todas as interações fundamentais da natureza. Inicialmente a loop quantum gravity foi usada para formular uma teoria quantica da gravidade, e se pretende posteriormente incluir dentro do programa as outras interações fisicas da natureza. Em particular esta teoria propoe que o espaço e tempo e discreto, algo que vai alem da nossa imaginação e o que poderia perceber nosso sentidos. Entre tanto buracos negros foram estudas inicialmente dentro da teoria da relatividade geral de Einstein, e dentro do programa de unificação da supergravidade e da teoria de cordas e supercordas.
Nos anos setenta S. Hwking mostrou que os buracos negros se evaporam por processos quanticos; entre tanto ele afirmou que a informação, como por exemplo a identidade da materia que é engulhida pelo buraco negro se perde permanentemente. No seu momento a afirmação de Hawking ameaçou derribar a mecânica quântica, uma das teorias mais importantes da física, posto que um dos principios fundamentais da teoria é que a informação naose pode perder.
Nos anos 90 esta ideia foi perdendo força, ele mesmo renunciou no 2004, entre tanto ainda não se tinha um mecanismo plausible que podia explicar o fenomeno da perda de informação nos buracos negros.
Ashtekar e seu grupo sugiere que as singularidades nao existem no mundo real (esta ideia nao é nova, ja se tinha propostas nesse sentido). È claro que esta possibilidade estaba aberta, desde que a singularidade Fîsica nos buracos negros foi proposta no contexto da relatividade geral, uma teoria puramente classica, e por tanto ela nao poderia dizer muita coisa na ordem de distancias muito pequenas, onde evidentemente os efeitos quanticos toman força. Segundo o trabalho do grupo de Ashtekar a informação parece se perder somente porque se consideraba uma pequena parte do espaço tempo no contexto da mecânica quântica. Dito de outra forma. a nivel quântico o espaço tempo é mais grande que no contexto de mecânica classica (considerada nos trabalhos anteriores), e por causa de isto não existe perda de informação.
Mais informação aqui (em castellano)
aqui o trabalho original
Nenhum comentário:
Postar um comentário