Prezado Sócio
Como é sabido, o Congresso propôs um corte de 52% no orçamento de 2009 que o Executivo formulou para a área de C&T. Propôs também um corte de quase R$1 bilhão no orçamento da apes. Juntamente com a SBPC, a SBF tem manifestado apoio ao Executivo em seu esforço de recompor o orçamento para eliminar ou minimizar os cortes em C&T e Educação. Um artigo sobre o assunto, assinado pelos presidentes da SBPC e da SBF, foi publicado na Folha de SP em 25/01/2009 e seu impacto foi bastante para que um editorial da Folha fosse publicado dois dias depois.
Temos notícia de que o Executivo tem tido sucesso nas negociações com o Congresso, mas é necessário que nos movimentemos em concerto até que o orçamemnto final seja aprovado em março vindouro.
Convocamos todos os sócios a se pronunciarem por todos os meios que lhe forem disponíveis: artigos em jornais, contatos com congressistas e com formadores de opinião. Mensagens por email a congressistas podem ser muito efetivas, especialmente a:
José Sarney <sarney@senado.gov.br>, Presidente do Senado
Delcídio Amaral <delcidio.amaral@senado.gov.br>, Relator da Comissão Mista de Orçamento
Michel Temer <dep.micheltemer@camara.gov.br> Presidente da Câmara dos Deputados
Mendes Ribeiro Filho <dep.mendesribeirofilho@camara.gov.br> Presidente da Comissão Mista de Orçamento
Um texto sugerido para tal mensagem, caso lhe falte tempo para fazer o seu, é:
Senhor Senador(Deputado)
Como membro da comunidade científica e tecnológica do país, venho manifestar minha preocupação com cortes que o Orçamento da União para 2009 possa sofrer nos campos da Educação, Ciência e Tencologia. Para enfrentar a crise econômica internacional, muitos países líderes decidiram investir solidamente nesses campos, e ao Brasil não resta outra opção. Solicitamos ainda atenção do Exmo Senador(Deputado) para o fato de que interrupções, mesmo breves, em programas de pós-graduaçao e ciência podem comprometer esforços que vêm sendo realizado há longo tempo, o que torna o dano muito desproporcional à poupança.
Agradecemos a coloboração de todos.
Alaor Chaves - Presidente da SBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário